Sorria, periferia! Fui a Cuba
Ontem, sexta-feira (Graças a Deus, apud @chico_pinheiro) tive meu final de tarde (eram 17h) comunista no Esch Cigar Coffee Food Bar, que fica na Rua do Rosário, no centro financeiro do Rio. Ah, sim, explicar o comunista: o elegante café na verdade é uma charutaria com os melhores Habanos. As mesas do jirau tem sua plataforma ilustrada com fotos do Che Guevara, que não é cubano, mas se notabilizou como tal, matando inocentes em defesa da ditadura do Fidel, de quem era fiel escudeiro, camarada e amigo. Ih, tem foto do Che até no banheiro! Tirando as fotos do Che e a perfumaria gostosa e envolvente dos charutos consumidos no local – aberto no Centro em 1994, é franqueada pela La Casa Del Habano, selo do governo cubano que permite a comercialização dos puros da ilha, – nada mais tem de cubano. Ou seria engano, meu?!
A charmosa charutaria, com decoração típica de casa de jazz de New Orleans, é frequentada pela elite financeira carioca. No discurso luloPTralha, essa elite é aquela burguesia que os petralhas odeiam, seja porque enriqueceram honestamente, seja porque não dividiram sua riqueza com o partido. No discurso... Por isso, pasmo fiquei ao ouvir um dos empresários comentar que o período do governo lulista foi o melhor para eles. Comentou com o amigo que acabara de chegar: ganhamos dinheiro!!! Ao que o outro, aprovou levantando-e-descendo o queixo. Pasmo fiquei, porque pensei que o PT tinha tirado os miseráveis (não eles,claro!) da miséria. Essa declaração reafirmou minha certeza de que Lula ajudou os ricos a ficarem mais ricos. Foi o que me deu a entender o tal empresário. Ademais, Lula ama a vida burguesa (e Romanée Conti, além de ter uma bela e rica adega com vinhos raros, no sítio de Atibaia, que não é dele, mas de um amigo).
O outro comentou que o melhor seria FHC, Lula e Sarney (que se reuniram com o propósito de "salvar a Pátria"), ou o STF decidir um substituto para Temer do que fazer eleições diretas porque seria quebrar as regras estabelecidas (pensei na Carta Magna, e Você aí em que pensou?!) e que seria muito ruim para o Brasil desrespeitar a Constituição no momento delicado como o de agora. E ponderou paciência já que só resta pouco mais de um ano para terminar esse mandato. Sugere que a tropa escolha um candidato de consenso para o mandato tampão e evite duas eleições, dois gastos e mais desgastes que custariam muito dinheiro aos cofres públicos e ao bolso do empresariado. Isso me permitiu o 'mal' juízo de achar que o empresariado teria que investir mais em doações e propinas.
Olhei, ouvi e curti a minha vidinha inútil, naquele aquário de gente estranha ao meu cardume - tipo assim uma sardinha entre tubarões – bebendo meu Jack Daniel (US$15 a dose) e jogando fumaça fora do Habano (US$45 cada) e, de quebra, saboreando deliciosos canapés de cebola gratinados. Posso ser esquerda ( e sou, mas Não PTralha!!) e também sou filho de Deus. Aquele, que o @chico_pinheiro, evoca todas as sextas-feiras no Bom Dia, Brasil!
Sorria, periferia!
O autor dessas mal traçadas linhas reafirma que é de esquerda, sem partido. Plagiando um amigo, "Se queres Sousa, o botequim mais sujo do mundo que fica ali na Praça Sete, sou Esch Cigar Coffee Food Bar". O do Centro, porque não conheço o do Leblon, nem o do Jardins (SP).
ResponderExcluir