HéLIO FERNANDES | Tribuna da Imprensa | Caetano Veloso e Chico Buarque na Academia


Mal aberta a vaga, menos de 24 horas depois, surgem os nomes dos dois grandes compositores. Cabem perfeitamente e até ultrapassam o espaço da própria Academia. Não são apenas compositores e sim notáveis personagens. Esse apenas não é restritivo, pelo contrario é acumulativo e engrandecedor.
Só que pela historia que vou contar,inedita, Caetano deverá ou deveria ser candidato unico, Chico já recusou a Academia. Ha 10 anos, o proprio presidente da "casa" convidou-o para ser academico, como candidato unico.
A resposta de Chico Buarque deixou o então presidente da Academia, desolado, mas sem poder fazer apelo ou retificação. Eis o fato, histórico, com grandes personagens. No "estado novo", o ditador Getúlio Vargas resolveu entrar para a Academia. Nunca escreveu nada, sua base eram 40 volumes de discursos escritos por variados redatores .Alem do mais, um ditador.
A Academia aceitou e vibrou com a candidatura negativa. Nenhum protesto de alguem vestindo o fardão tradicional. Mas de fora, um manifesto de grande reprcussão, assinado por 3 personagens que estariam na Academia quando bem entendessem:Erico Verissimo, Gilberto Freyre e Sergio Buarque de Holanda.
Além da critica duríssima à concordância e à subserviência da Academia, o compromisso dos três, "jamais aceitaremos participar de uma Academia que aceita um ditador em plena ditadura".
PS- Chico Buarque, filho do grande Sergio, mostrou a razão de não poder entrar para a Academia.
PS2- A Academia está livre e honrada para eleger Caetano Veloso.
HELIO FERNANDES

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ALEXANDRE CERCHIARO | Do FACEbook | Tripé Macroeconômico

JORGINHO DO IMPéRIO: alegre, sorrindo e cantando

MIRSON MURAD | Notícia em Análise | SUPER NOJENTO! PERSEGUIÇÃO IMPLACÁVEL