MIRO LOPES | Da redação | Por que não deixam dona Magaly com sua dor?

Certamente dona Magaly é uma senhora que, além do peso da idade nos ombros, carrega um fardo difícil de carregar, posto que doloroso. Torço que tenha saúde suficiente para aguentar os reveses da vida: Sérgio Cabral, pai,seu marido, está doente sem menor chance de melhora; Cabral, filho, preso. Certamente, que sendo mãe, dona Magaly, sofra mais do que o filho pela situação que lhe foi imposta legalmente. Foi um ato da Justiça legal. Como não existe conhecimento de que no Brasil os presos sejam assim tratados, foi um ato com deferência para Cabral; por isso parece uma maldosa vingança tosca das autoridades penitenciárias. Podiam algemá-lo como o fizeram. Mas não devia, não era necessário.

Acredito, porém, que Cabral possa usar isso como trunfo para possíveis recursos a seu favor no futuro. Mas, dona Magaly, com absoluta certeza, sofre. Sofre muito. A cada dia, a cada momento, a cada segundo. Ela respira sofrimento: pelo marido e pelo filho. E mesmo assim ainda precisará muito fôlego, coragem e saúde para enfrentar tudo isso enquanto durar essa sofrência.

Dona Magaly a quem atribuíram um 'salário milionário' reservado pelo filho possivelmente não soube como recusar, se é que não recusou, até porque nunca precisou dessas 'benesses'. Mãe é para essas coisas. Passar as mãos sobre a cabeça dos filhos trapalhões. Não deveria fazê-lo, mas podia fazê-lo. A relação de mãe e filho tem uma ética que vem antes do nascimento, antes da própria convenção de o que é ou não moral. Cabral filho, na verdade, parece mais um boi de piranha voluntário, assim  como Cunha, para que o resto da boiada de corruPTos criminosos passe batido e continue agindo e cometendo os desmandos que ainda fazem desse País, a República dos corruPTos.

Atacar (ou lembrar) dona Magaly das conseqüências que os desmandos do qual o governo Sérgio Cabral participou, com Lula, Dilma e um bando de cúmplices, prejudicando o povo carioca, é mandar o recado para a pessoa errada, até porque dona Magaly tem consciência disso. E, principalmente, porque o Estado, em todos os níveis (Federal, Estadual e municipal) nada (de nadar!) em dinheiro e a situação continua pior do que antes. Não é consolo, nem desculpa, é observação de um fato. Para onde vai essa grana toda? Isto prova que Cabral filho, único preso, é apenas a ponta da meada. Por que não deixam dona Magaly com sua dor e vão desenrolar esse novelo de trambiques?!

A parte que cabe a Cabral, filho, desse latifúndio de propinas, é apenas um capilé diante do que o comandante-mór da ORCRIM amealhou nas tenebrosas transações com as empreiteiras usurpando a Petrobras, o BNDES, o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), sem falar nos bilhões de dólares que doou para ditadores genocidas. Não é consolo nem desculpa, é apenas lembrar que os ladrões continuam seu #assaltopremeditadoàeconomiapopular como planejaram no Foro São Paulo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ALEXANDRE CERCHIARO | Do FACEbook | Tripé Macroeconômico

MIRSON MURAD | Notícia em Análise | SUPER NOJENTO! PERSEGUIÇÃO IMPLACÁVEL

MIRO LOPES | @pullitzer| O guizo da cobra