MAURO GUERREIRO | Do FACEbook > Copa de Robin Hood

Copa de Robin Hood
Para a Croácia, acabaram os 15 min de fama, e a Fifa terá que continuar sua luta para emergir com uma seleção mediana.
A armação dos cruzamentos nas chaves não deve ser esquecida e nem desprezada. Foi vergonhosa.
Enquanto Brasil, Argentina, Alemanha, França, Uruguai e Bélgica se matavam de um lado, do outro, se não fosse a Croácia a chegar à final, poderia ter sido Rússia ou Dinamarca. Isso é muito ruim para o futebol.
Há poucos meses atrás o Infantino disse que ia propor aumentar o número de participantes da Copa. Para quê?
Para ganhar prestígio em todas as partes do mundo, aumentando seu poder e seu $$. Mas isto seria bom para a Copa? Para as grandes seleções certamente não, mas somente para a Fifa.
Praticamente todos os grandes tiveram algum problema com arbitragem. Não muito visíveis, mas muita falta de ataque para inverter o jogo.
Para a Fifa não interessa que o Brasil ganhe 6 Copas e tenha hegemonia, e nem que a Alemanha ganhe a 5ª. Ela ficaria bem feliz se um coadjuvante menor ganhasse sua 1ª, de preferência se for europeu.
Russia, Bélgica, Suíça e Croácia se encaixariam bem neste perfil, dentre outros menos importantes.
Para a Fifa isto seria um sonho de poder. Tornar o futebol nivelado entre as nações, sem permitir poder exagerado a um só.
Não me surpreendi com os problemas de arbitragem no jogo do Brasil contra a Suíça, pois logo no início o árbitro fez uma coisa muito grave, que passou desapercebido por muitos.
O 10 deles agarrou acintosamente a camisa do Neymar, e ele deu vantagem. Aquilo era lance de cartão amarelo, e cartão não pode ser trocado por vantagem. Ali ele deu uma tremenda vantagem à Suíça, e mandou um recado. Estou com vocês. No final ignorou pênalti em Gabriel Jesus.
Se o árbitro não estivesse com costas quente, pensaria duas vezes antes de apitar assim contra um país penta campeão, e celeiro de craques.
Quando a mídia mundial começou a reclamar contra o gol faltoso da Suíça, repararam o que o Infantino disse? Achou que não houve erro ali e condenou passarem o replay no telão do estádio. Entenda isso como quiser.
No jogo contra a Bélgica os jogadores brasileiros foram caçados em campo, e novamente desprezaram o claro pênalti no Gabriel. Até a galera do VAR fechou os olhos.
Acho que o Brasil cometeu erros e teve problemas. Um dos erros foi com a insistente escalação do Gabriel, que jogou mal todos os jogos, e problemas, com jogadores vindo de contusão. Mas ainda assim merecia melhor sorte na competição.
Pelo menos a taça ficou em boas mãos, pois a França tem um excelente elenco e fez por merecer.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ALEXANDRE CERCHIARO | Do FACEbook | Tripé Macroeconômico

JORGINHO DO IMPéRIO: alegre, sorrindo e cantando

MIRSON MURAD | Notícia em Análise | SUPER NOJENTO! PERSEGUIÇÃO IMPLACÁVEL